OFICINAS KINOARTE

Iniciado no distante ano de 2005, apenas dois anos após a fundação do Instituto de Cinema de Londrina (Kinoarte), o projeto Oficinas Kinoarte visa oferecer atividades formativas de diversas temáticas para um melhor entendimento de conceitos práticos e teóricos no âmbito da produção audiovisual. No decorrer de quase vinte anos, a Kinoarte promoveu oficinas formativas em Londrina e em diversas cidades como Cornélio Procópio-PR, Lapa-PR, Araraquara-SP, Marília-SP e Aracaju-SE.

Essas oficinas tiveram e têm como objetivo capacitar profissionais do audiovisual, iniciar os interessados na arte cinematográfica e permitir o intercâmbio com profissionais renomados nacional e internacionalmente como Ruy Guerra, Walter Lima Junior, Andrea Tonacci, Joel Pizzini, Kiko Goifman, HIlton Lacerda, Marçal Aquino e Murilo Hauser, entre outros. As oficinas também deram origem a dezenas de curtas-metragens, alguns deles com grande recepção por festivais nacionais e internacionais.

A partir de 2020, durante a pior fase da pandemia global de Covid-19, as Oficinas Kinoarte começaram também a ocorrer online, o que colaborou para a expansão do alcance dos conteúdos, possibilitando a inscrição de pessoas de diferentes localidades de todo o país. Nesta fase as oficinas ocuparam-se de temas como figurino, crítica cinematográfica, trilha sonora, assistência de direção, direção de curtas de baixo orçamento e montagem.

Em sua edição de 2024 as Oficinas Kinoarte apresentam uma extensa programação ao longo do primeiro semestre, indo dos meses de fevereiro até maio, totalizando quase 100 horas de carga horária e podendo atender mais de 250 pessoas durante as 8 oficinas gratuitas. O projeto é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina), com produção da Leste. O patrocínio é da Secretaria Municipal da Cultura através do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. 

PROGRAMAÇÃO

Estamos com uma programação de oficineiros e temas variados, de fevereiro a maio de 2024! Para visualizar as oficinas que serão oferecidas, clique nos meses abaixo e encontre a programação ideal para você. Inscreva-se e aguarde um e-mail de confirmação – você receberá os links de participação por e-mail.

Toda a programação é online e gratuita!

Oficina de História do Cinema
com Celso Sabadin

20 e 21 de fevereiro, das 19h às 22h.
Abertura das inscrições: 06/02/2024

Gratuito e online – Plataforma Zoom 

 

O professor, roteirista, curador, escritor e jornalista especializado em cinema, Celso Sabadin, apresenta um passeio pela história do meio de comunicação mais influente do séc XX e do início do séc XXI: o Cinema.  

Abrangendo desde a revolucionária invenção da tecnologia das imagens em movimento, do aprimoramento da montagem e do desenvolvimento dos grandes estúdios, passando pela primeira vez em que um personagem de filme abriu a boca e falou, pelo Neorrealismo Italiano, pela Nouvelle Vague Francesa, pelo Cinema Novo Brasileiro, e por tantas outras estéticas que fizeram dos filmes grandes instrumentos artísticos, comportamentais e políticos. 

Reinventado nos anos 2000 para os novos públicos da era da comunicação instantânea, o Cinema assume de vez sua vocação de business, estendendo seu alcance a todos os gêneros, telas e plataformas. Sempre fascinantes, as imagens em movimento, agora digitais, assumem definitivamente o controle do imaginário e da inteligência, seja natural ou artificial. 

Oficina de Produção de Impacto e Redes no Audiovisual
com Nina Novaes

26 a 28 de fevereiro, das 19h às 22h.
Abertura das inscrições: 12/02/2024

Gratuito e online – Plataforma Zoom 

 

A capacitação em produção de impacto e redes é para quem já movimenta sua comunidade de forma intuitiva e para quem está observando seu entorno e o mundo com desejo de mudança. Através de estratégias para aumento de público nas redes e da elaboração de um Projeto de Produção de Impacto, torna-se possível fazer alianças com associações, movimentos sociais, grupos de base comunitária, coletivos, grupos informais dentre outros, aumentando e diversificando o alcance de um filme e enriquecendo seus resultados. 

Ministrada por Nina Novaes, que como mulher negra atua trazendo em seus trabalhos toda responsabilidade e representatividade de seus ancestrais buscando caminhos para dar visibilidade ao seu povo no cinema, a oficina fornecerá estratégias para potencializar um produto audiovisual, seja para trazer audiência, para influenciar comportamentos sociais ou para deixar um legado para o projeto.  

Oficina de Desenvolvimento de Curta-Metragem de Ficção
com Ana Johann
4 a 8 de março, das 19h às 22h.
Abertura das inscrições: 19/02/2024

Gratuito e online – Plataforma Zoom

 

A oficina tem como objetivo o conhecimento das etapas para desenvolvimento de um curta-metragem passando por sinopse, criação de personagens, discussão de temática e escaleta. A professora irá também introduzir conteúdos e ferramentas dramatúrgicas para que os alunos possam aplicar em seus próprios projetos. 

Em forma de laboratório, a oficina se concentra no desenvolvimento prático, onde os alunos desenvolvem materiais fora da sala de aula e trarão para reflexão nos encontros. A roteirista e diretora Ana Johann irá mediar este processo. A cineasta responsável pelo filme “A Mesma Parte de Um Homem” fará análises, perguntas e também mostrará um trajeto crítico e criativo a ser percorrido pelo/a aluno/a e aplicável em qualquer projeto posterior. Estar em contato com a ideia do outro e aprender a identificar os problemas naquele roteiro fazem parte do processo de aprendizagem do roteirista e desta oficina, visando ajudar a pavimentar o caminho de futuros profissionais do audiovisual. 

Oficina de Captação de Recursos e Leis de Incentivo no Audiovisual
com Larissa Biasoli e Carolina Kazumi

18 a 21 de março, das 19h às 21h.
Abertura das inscrições: 04/03/2024

GRATUITO E ONLINE – PLATAFORMA ZOOM 

 

Além da linguagem artística, a elaboração e execução do projeto audiovisual comportam também outro aspecto importante e comumente menosprezado: o financeiro. Larissa Biasoli, pós-graduada em Gestão Cultural e Políticas Culturais e produtora executiva, ministra junto com Carolina Kazumi, advogada e consultora em negócios do entretenimento pós-graduada em Audiovisual – Projeto e Negócio, a oficina que abordará a construção de projetos para cinema e televisão a partir de seus aspectos criativos (apresentação, objetivos, justificativas, logline, etc.), comerciais (cronograma, orçamento, plano de financiamento) e estratégicos (distribuição, composição e previsão de receitas). 

Nesta oficina abordaremos:

  • Estudos de Viabilidade
  • Mecanismos federais de incentivo fiscal à cultura e ao audiovisual
  • Comunicação
  • Plano de Captação e Ferramentas Comerciais
  • Negociação
  • Fontes de Financiamento
  • Editais Privados
  • Financiamento Coletivo
  • Avaliação e Relatório
  • Gestão de Relacionamento com Patrocinadores. 

Oficina de Roteiro para Animação Infantil
com João Henrique Marinho de Souza
10 e 11 de abril, das 19h às 21h.
Abertura das inscrições: 27/03/2024

Gratuito e online – Plataforma Zoom 

 

O que é mais importante ter em mente para escrever animação para crianças? Qual seria o melhor formato para sua ideia? Quais são as estruturas mais usadas e como elas impactam a história? O que pensar na hora de criar o universo de sua série ou filme? Qual o personagem mais adequado para viver naquele mundo? Estas são algumas das perguntas abordadas na oficina de roteiro para animação infantil, que será ministrada pelo recifense João Henrique Marinho de Souza, um dos idealizadores do Mundo Bita.  

Ao contar a história da animação brasileira focando na produção infantojuvenil, iniciam-se os estudos e as técnicas para os formatos de escrita e de roteiro, incluindo comparação do roteiro em versão final e inicial – antes da contribuição da equipe de animação. Estes conteúdos se estendem até análises sobre a aparência final do produto, incluindo a trilha sonora e exemplos de como a música e outros elementos podem ajudar a contar a história e a fazer com que ideias e sentimentos reverberem em espectadores de 0 a 12 anos. 

Oficina de Stop Motion
Com Sávio Leite
16 e 17 de abril, das 19h às 21h.
Abertura das inscrições: 02/04/2024

Gratuito e online – Plataforma Zoom 

 

A partir de seus mais de 20 anos de atuação, o animador mineiro Sávio Leite propõe uma oficina que pretende refletir sobre a importância do uso da técnica de animação stop motion como ferramenta e linguagem. Através da análise semiológica de algumas obras de animação será traçado o desenvolvimento da técnica no mundo e no Brasil assim como seus elementos cinematográficos e haverá uma análise de como eles se estruturam em obras para construir sentidos. 

A oficina se dará em dois dias. No primeiro deles, será exposto e demonstrado o desenvolvimento da técnica de stop motion no mundo, suas origens, principais realizadores e obras indo desde Georges Méliès até chegar à “Fuga das Galinhas”, passando por Henry Selick, Ray Harryhausen e Jan Svankmajer. Na segunda aula será abordado o stop motion  

no Brasil, suas origens e principais filmes. As aulas serão realizadas pelo zoom com inserção de filmes de curta metragem seguida de debate, perguntas e respostas. 

Oficina de Interpretação para TV e Cinema
com Luciana Souza
7 e 8 de maio, das 19h às 21h.
Abertura das inscrições: 23/04/2024

Gratuito e online – Plataforma Zoom 

 

A oficina de interpretação visa instrumentalizar estudantes-atores/atrizes para a interpretação de personagens com foco nas linguagens cinematográfica e televisiva através de práticas voltadas ao desenvolvimento pessoal, técnico, emocional e perceptivo em frente às câmeras. As práticas envolvem treinamento e reflexão de habilidades concernentes ao ofício de atuar, utilizando-se das linguagens da dança, canto, interpretação e sobretudo de técnicas que facilitem a relação e o desempenho com o aparato da tv e do cinema. 

A atriz, dançarina, apresentadora, diretora teatral e professora Luciana Souza desenvolverá exercícios de expressão corporal, respiração, voz e improvisação, além de trabalhar a relação com o espaço cênico cinematográfico e televisivo. A oficina também inclui análise de aspectos da autoestima – timidez e identidade – na relação com a interpretação, leitura e análise de pequenos textos dramáticos e exercícios de interpretação de cenas extraídas da dramaturgia brasileira. 

Oficina de Documentários Domésticos
com Lucas Gervilla

20 a 23 de maio, das 19h às 21h.
Abertura das inscrições: 06/05/2024

Gratuito e online – Plataforma Zoom 

  

O artista visual e cineasta Lucas Gervilla ensina os participantes a entrarem em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais etc.). A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem. 

O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que cada pessoa possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelos participantes, será realizado um mini-documentário coletivo, sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências. 

Oficinas Kinoarte | 2024 | Desenvolvido por Etnica Creative